A Fundação Wall Ferraz, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), vai realizar a capacitação e qualificação profissional de 200 moradores do Portal da Alegria VI-A, na zona Sul de Teresina. A oferta dos cursos profissionalizantes visa a geração de trabalho e renda para beneficiários do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”. O Projeto intitulado Capacitação Profissional para Produtividade e Renda é executado através de recursos oriundos do “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal, gerenciados pela Caixa Econômica.

Nesta quarta-feira (10), a equipe envolvida na execução do projeto iniciou o trabalho de mobilização dos moradores do residencial convidando para as reuniões informativas que serão realizadas nos dias 22, 23 e 24 de abril, às 18h30 no próprio Residencial. Neste momento também serão realizadas as pré-matrículas dos interessados que estiverem no perfil dos cursos ofertados.

Os cursos ofertados através da parceria foram definidos a partir de mapeamento de vocações produtivas realizado por uma empresa especializada. São eles: Operador de Microcomputador, Agente de Portaria, Vendas, Biscoito Artesanal, Doces Finos, Depilação, Salgadeiro (a), Decoração com Balões.

“O projeto possibilitará que os trabalhadores se desenvolvam profissionalmente, conhecendo as requisições do mercado local e passem a estar aptos a atenderem essas exigências. Também possibilitará àqueles que buscam empreender uma formação que comtemple os conhecimentos e informações necessárias à execução de um empreendimento popular”, pontua a presidente da FWF, Samara Pereira.

Também serão realizadas rodas de conversa através da Secretaria de Políticas para Mulheres, visando o enfrentamento da violência e desigualdade de gênero entre os moradores do residencial. Outro diferencial do Projeto é o atendimento e atenção às crianças que acompanham os alunos durante a formação.

Para o prefeito Firmino Filho, a execução do Projeto acontece em conformidade com a política de qualificação profissional realizada no município. “A oferta de cursos profissionalizantes, que tragam um retorno rápido para atuação profissional, atende ao anseio daquelas pessoas que buscam alternativas à geração de emprego e renda no município, além de favorecer a integração dos beneficiários do PMCMV ao espaço que passaram a habitar”, completa o prefeito.

Ao final dos cursos, os atendidos pelo projeto poderão participar do Workshop de Qualificação Profissional do Balcão do Trabalhador onde terão a oportunidade de se prepararem para os processos de seleção na busca do emprego e inserção no mercado de trabalho e também será realizada uma feira para que os concludentes dos cursos possam mostrar suas novas formas de geração de renda.

A qualificação realizada pela Fundação Wall Ferraz acontece através da oferta de cursos com carga horária e recursos didáticos compatíveis com cada ocupação proposta e a devida certificação, além de atividades de orientação para o mercado e realização de Feira de Profissões e de Empreendedorismo. Todo o trabalho é supervisionado e acompanhado pela equipe técnica da SEMDUH.

Em 2018, o Projeto foi executado junto aos moradores do Portal da Alegria VI-B e teve resultados muito positivos, contribuindo para a geração de emprego e renda dos contemplados, onde alguns passaram a atuar de maneira autônoma ou conseguiram conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho formal, através do processo de qualificação e desenvolvimento profissional realizada através do projeto.

A geração de trabalho e renda para a população teresinense está no foco das políticas desenvolvidas pela Prefeitura de Teresina, especialmente através de ações que capacitem a população para desempenho de atividades demandadas pelo mercado e que, portanto, possuem, real potencial de inclusão socioprodutiva.

Comentários (2)

  • Maria Nazaré Goiabeira dos Santos

    Boa tarde.gostaria de saber se a fundação estará dando cursos aqui na zona leste? E quais são os cursos.

    • Ascom - FWF

      Para a zona leste a Fundação Wall Ferraz está ofertando curso de Pintor Predial e Manicure/Pedicure no Centro de Capacitação bairro Piçarreira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).