Nos cinco primeiros meses do ano, 20 bairros de Teresina foram beneficiados com mais de 30 cursos profissionalizantes ofertados gratuitamente pela Fundação Wall Ferraz. As profissionalizações nas áreas de artesanato, alimentação, beleza e estética, gestão e negócios e construção civil levam qualificação profissional e contribuem para manutenção e inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho. Mais de mil pessoas devem ser qualificadas até o fim do primeiro semestre.

Os 12 Centros de Capacitação da Fundação Wall Ferraz, localizados em todas zonas da cidade, recebem o projeto Profissionalizar Teresina, que em 2019 abriu mais de 500 vagas em cursos profissionalizantes totalmente gratuitos. Entre os cursos mais procurados pela população estão Operador de microcomputador, cuidador de idoso, recepcionista e todos panificação e arte e decoração com balões.

Na zona Sul da capital está em andamento desde abril o projeto de Capacitação para Produtividade e Renda, direcionado aos moradores do Portal da Alegria VI-A, beneficiados com o programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal. Ao todo, o programa disponibiliza 200 vagas para o primeiro semestre deste ano.

Os idosos atendidos pelo Centro Social Pedro Arrupe também estão participando de oficinas profissionalizantes. O programa Profissionalizar para Inserir ofertou 60 vagas para as oficinas de artesanato em materiais recicláveis e operador de microcomputador.

A parceria com a Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) oferta 200 vagas no curso de confecção do vestuário e modelagem e tem o objetivo de fortalecer o segmento da confecção têxtil em Teresina. Os cursos do Projeto Vitória acontecem nos bairros Parque Alvorada, Centro e Redonda

Na área da construção civil, a parceria entre Fundação Wall Ferraz e Programa Lagoas do Norte tem levado cursos de pintor predial e aplicação  de revestimento cerâmico para os moradores dos bairros Matadouro e Parque Alvorada.

Para o presidente da Fundação Wall Ferraz, Scheyvan Lima, a qualificação profissional é uma ferramenta fundamental para as pessoas que almejam conquistar sucesso no mundo do trabalho. “O objetivo da Fundação Wall Ferraz é levar formação profissional às diferentes pessoas, comunidades e bairros de Teresina. Desta forma, tornamos acessíveis novas oportunidades de melhoria de vida através do aprendizado e capacitação profissional, de modo que depois de qualificados os alunos tenham novas perspectivas de inserção no mercado de trabalho. Seja para quem busca inserção no mercado formal ou mesmo quem desenvolve atividades autônomas, é essencial estar bem preparado para realizar as atividades”, pontua.

“Através dos cursos que são ofertados pela Fundação Wall Ferraz, eu vou tendo a oportunidade de me qualificar mais e mais. O primeiro curso que fiz foi o de Maquiagem e logo comecei a trabalhar na área da beleza. Hoje já tenho meu próprio negócio e está dando tão certo que já estou ampliando e fazendo um ponto comercial. Hoje minhas clientes podem contar com serviços de maquiagem, Manicure e Pedicure e também Corte e Escova graças aos cursos que fiz pela FWF”, afirma Suzane Alves, que concluiu o curso de Corte de Cabelo e Escova realizado no Centro de Capacitação do bairro Matadouro, zona Norte de Teresina.

Os cursos são realizados nas sedes das entidades parceiras e nos 12 Centros de Capacitação Profissional localizados nos bairros Parque Alvorada, Parque Brasil, Poty Velho, Itaperu, Leonel Brizola, Matadouro, Redenção, Cerâmica Cil, Vermelha, Piçarreira, Satélite e Dirceu.

Desde sua criação em 1997, a Fundação Wall Ferraz oferece de maneira gratuita cursos de capacitação profissional com base nas demandas propostas pelo mercado, contribuindo para melhor inserção profissional dos alunos. A FWF desempenha ainda diversos projetos que contribuem para a inserção no mercado de trabalho, geração de renda e empreendedorismo.

Para ter acesso a informações de novos cursos, projetos e oportunidades de emprego, basta o cidadão acessar a site da Fundação Wall Ferraz na internet [fwf.teresina.pi.gov.br] e as redes sociais. A FWF está localizada na Rua Coelho Rodrigues, número 900, no Centro de Teresina.

 

Comentários (4)

  • Francisca Liliana de Sousa

    E todos os dias o curso?

    • Ascom - FWF

      Não, os cursos são ofertados de acordo com as demandas e local.

  • Vanessa Jessica Cardoso

    Sim
    Mas como e agente faz pra fazer esses cursos …não tem nenhum endereço aqui nem um cadastro pra se escrever

    • Ascom - FWF

      Está é apenas uma matéria generalizada dos cursos ofertados durante os cinco primeiros meses do ano. A cada lançamento de cursos é divulgada com antecedência em redes sociais e site.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).