Garantir a independência financeira dos teresinenses também é um dos objetivos da Prefeitura de Teresina (PMT), que através da Fundação Wall Ferraz (FWF), não mede esforços para levar às comunidades da capital diversos cursos profissionalizantes.

Na última sexta-feira (07), foi a vez do encerramento do curso de panificação, que aconteceu durante dois meses no Centro de Capacitação do Leonel Brizola, localizado na região do bairro Monte Verde, zona Norte de Teresina.

O curso de panificação beneficiou 22 pessoas, sendo a maioria, moradores da região, mas também, teve gente que saiu de longe, já que esta era uma oportunidade ideal para quem desejava ingressar neste mercado.

O jovem Antonio Carlos, de 26 anos, batalhou duro para concluir o curso. Ele mora no Bairro Planalto Ininga, na zona Leste, e segundo ele a distância não foi empecilho. “Quando se quer alcançar objetivos, temos que batalhar, por isso fiz um grande esforço para agarrar essa oportunidade dada pela Prefeitura de Teresina”, conta ele, afirmando que após a qualificação pretende montar o seu próprio negócio.

Quem também ficou animada com a conclusão do curso foi a manicure Valdejane Brasil, de 42 anos, e que reside no Bairro Parque Brasil, que, aliás, é manicure graças a um curso profissionalizante da ofertado pela Fundação Wall Ferraz. “Sempre procuro o Centro de Capacitação aqui da região para buscar novos cursos e quando fiquei sabendo desse não pensei duas vezes. Fiz minha inscrição e hoje garanti mais uma qualificação profissional em meu currículo” afirma Valdejane, destacando que já fez cinco cursos através do Centro de Qualificação do Leonel Brizola.

A coordenadora do Centro de Capacitação, Vilma Cardoso, conta que atualmente o espaço conta com outro curso em andamento, o de Limpeza e conservação de ambientes, garantindo oportunidade de qualificação a 47 pessoas da região. “Além deste, estamos com inscrições abertas para o curso de pintura predial, sendo este totalmente voltado para mulheres, já que é uma atividade do Programa Profissionalizar Mulher”, comenta Vilma Cardoso.

De acordo com o presidente da Fundação Wall Ferraz, Scheyvan Lima, a indústria da panificação está entre os maiores segmentos industriais do país, composto por mais de 63 mil panificadoras em todo o território nacional. “Em Teresina esse mercado também vem crescendo e com isso vem a clientela que a cada dia está mais exigente. Por isso é de grande importância a profissionalização de quem deseja entrar neste competitivo mercado”, pontua o presidente, esclarecendo ainda que em breve novos cursos serão disponibilizados na região.

O Centro de Capacitação do Leonel Brizola fica localizado na Rua Projetada s/n, no Residencial Leonel Brizola, Bairro Monte Verde. O interessado em participar dos cursos ofertados gratuitamente, deve procurar informações no próprio Centro ou através do site da Fundação Wall Ferraz [fwf.teresina.pi.gov.br].

Atualmente a Prefeitura mantêm em Teresina 12 Centros de Capacitação espalhados pelas quatro zonas da capital.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).