Se qualificar é uma necessidade e uma exigência para quem busca uma colocação no mercado de trabalho. Sabendo disso, 32 pessoas, em sua maioria jovens em busca do primeiro emprego, participaram do workshop de educação profissional realizado pelo Balcão do Trabalhador, no auditório da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). Na oportunidade, os interessados puderam aprender sobre marketing pessoal, construção de um currículo atrativo e processo de seleção.

Vista como vilã, principalmente pelos mais jovens e inexperientes, a entrevista teve destaque no workshop e segundo o psicólogo do Balcão do Trabalhador, Átila Araujo, essa é uma etapa crucial no processo de seleção, pois é nesse encontro que o candidato pode garantir ou não sua vaga.

 “É necessário que o candidato se sinta confortável na hora entrevista, que saiba se portar adequadamente, que conheça a empresa em que ele busca essa oportunidade, que evite gestos cotidianos que simbolizam nervosismo e ansiedade, como estalar muitos os dedos, cruzar os braços, coçar a cabeça, balançar o pé. Tudo isso é observado e certamente vai fazer diferença”, explicou.

Fabiana Rodrigues, que está em busca de um trabalho, ressalta a relevância do treinamento. “Eu fiquei sabendo do workshop através de uma amiga e vi nessa qualificação uma oportunidade a mais pra aprender, me atualizar e garantir novamente minha colocação no mercado. Foi uma experiência realmente muito válida”, afirmou.

O workshop, que acontece duas vezes por mês e é totalmente gratuito, leva informações do mundo do trabalho atual e proporciona aos candidatos uma melhor preparação ao enfrentar processos de seleção realizados pelas empresas. Ao final do treinamento os participantes podem cadastrar seu currículo no site do Balcão do Trabalhador, vinculado à Fundação Wall Ferraz, que é um importante instrumento articulador de oportunidades através de treinamentos, oficinas e capacitação profissional.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).