Capacitar e inserir no mercado de trabalho jovens entre 18 e 24 anos que buscam a primeira oportunidade de ingresso no mercado de trabalho. Este é o principal objetivo do Programa de Incentivo ao Primeiro Emprego, desenvolvido pela Fundação Wall Ferraz e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, dentro das ações do Vila Bairro Segurança. As empresas que aderirem ao Programa e garantirem a destinação de vagas de emprego para contratação de jovens egressos dos cursos de formação socioprofissional serão agraciadas com o selo “Empresa Amiga do Primeiro Emprego”.

“O Programa de Incentivo ao Primeiro Emprego surge da parceria da Fundação Wall Ferraz com a SEMDEC, que terá a principal função capacitar os pretensos candidatos a vagas de empregos. A SEMDEC, por ser uma secretaria de articulação junto ao empresariado, irá buscar essas vagas e entrevistas de trabalho para os jovens participantes do programa. Neste momento os jovens buscam emprego e as empresas buscam pessoas capacitadas. A prefeitura tem como obrigação reconhecer essas empresas que derem oportunidade para esses jovens e a melhor forma seria com esse selo que a empresa parceira irá receber”, pontua o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Venâncio Cardoso

Para a presidente da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira, o selo de “Empresa amiga do primeiro emprego” deve ser mais um atrativo para as empresas que aderirem ao programa: “O programa vai promover a capacitação socioprofissional dos jovens com foco no primeiro emprego, fomentar a inserção deste jovem teresinense no mercado de trabalho formal e promover a geração de trabalho e renda. Este selo é mais um atrativo para que as empresas tenham ainda mais interesse em colocar em seu quadro de colaboradores, jovens capacitados e preparados para desenvolverem suas funções”.

Os cursos profissionalizantes ofertados pelo Programa de Incentivo ao Primeiro Emprego, através da ação Sou Capaz, comtemplam as áreas de gestão e beleza. São eles: Operador de caixa, Operador de call center, Operador de microcomputador e Corte de cabelo masculino e barbearia e vão acontecer na sede da administração do Parque Lagoas do Norte e nos Centros de Capacitação dos bairros Poty Velho, Itaperu Matadouro e Parque Alvorada.

O Vila Bairro Segurança é um projeto da Prefeitura de Teresina, conduzido por meio da- Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) com o intuito de promover e fortalecer a política de segurança municipal, promovendo a inclusão social dos setores mais vulneráveis. Atualmente, o projeto é desenvolvido na região do Lagoas do Norte, assistindo os seguintes bairros: Acarape, Aeroporto, Alto Alegre, Itaperu, Mafrense, Matadouro, Mocambinho, Nova Brasília, Olarias, Parque Alvorada, Poti Velho, São Francisco e São Joaquim.

 

Comentários (6)

  • Raabe Leonarda

    Quando esse projeto terá aqui na região do Dirceu, zona sudeste.

    • mauriciomatheus

      A principio será atendido apenas na zona norte pelo Programa Vila Bairro Segurança. Após o lançamento do programa, dia 14/08, iremos analisar e expandir para outras regiões dependendo da demanda e o local.

  • ellen

    Como que faço para me inscrever?

    • mauriciomatheus

      As inscrições já foram encerradas no final de julho. Alguns cursos iniciam hoje(13/08)

  • Ana Caroliny do Nascimento Sousa

    Tenho interesse

    • mauriciomatheus

      O período de inscrição foi encerrado no final de julho. Não há mais vagas. Acompanhe nossas redes sociais para se manter informada dos nossos próximos cronogramas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).