Nos últimos cinco anos, a cidade de Teresina registrou um crescimento de 37% no número de visitantes que chegam à cidade. Dispor de profissionais qualificados e preparados para atender a esta demanda é uma diferencial. Em outubro deste ano, a Fundação Wall Ferraz em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo lançou mais uma etapa do programa QualificaTur, que tem como objetivo a profissionalização e desenvolvimento sustentável do meio turístico em Teresina.

Desenvolvido desde 2014, o projeto já ofertou cerca de 600 vagas em cursos profissionalizantes entre eles, Recepcionista o Serviço de Hospedagem, Garçom, Culinária Local e Relações Interpessoais. Em 2018 foram cem vagas nos cursos de Condutor de Turismo Local, Camareira, Doces e Trufas com Identidade Regional e Organizador de Eventos e foram realizados nos Centros de Capacitação da Vermelha, Itaperu e Parque Alvorada.

“O QualificaTur é um programa dirigido às pessoas que desejam atuar no segmento do turismo ou que já atuam, para que elas estejam efetivamente preparadas para oferecer serviços de qualidade para quem busca a cidade de Teresina, seja para lazer, passeio, trabalho ou para tratamento de saúde de saúde e assim prestar serviços de qualidade”, diz a Presidente da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira.

O Coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros, fala da importância de qualificar quem, diariamente, lida com os turistas na capital: “Em 2019, nós devemos colocar em prática projetos de qualificação para taxistas na cidade na área de informações turísticas e qualidade no atendimento”, pontuou.

Um dos destaques do projeto é o curso de Condutor de Turismo Local, que aborda o turismo como atividade econômica e sustentável. Além disso, o curso apresenta os atrativos naturais, culturais e históricos de Teresina, e orienta sobre a postura que o profissional deve adotar para conduzir um trabalho receptivo de qualidade. Como atividade prática, os alunos realizam visitas a vários empreendimentos e entidades turísticas de Teresina, entre elas: Aeroporto, Rodoviária, Teatro, Igrejas, Hotéis, Museus, Praças e um passeio Turístico no Rio Parnaíba. A programação visa aproximar os alunos da rotina turística de Teresina e orientar sobre a postura que o profissional deve adotar para conduzir um trabalho receptivo de qualidade.

Raimundo Almeida, aluno do QualificaTur, ressalta sua satisfação em participar de um curso gratuito e com tanta qualidade: “Eu estou gostando muito do curso e pretendo continuar na área. Acho louvável a iniciativa de nos fazer visitar vários pontos turísticos da cidade para que a gente possa conhecer o local em que vamos prestar nossos serviços”, disse.

O QualificaTur proporciona que os alunos dos quatro cursos profissionalizantes tenham um novo olhar sobre a cidade de Teresina, desmistificando a ideia de que turismo é sinônimo apenas de praia. Com os cursos ofertados gratuitamente, a cidade passa a dispor de contingente de profissionais preparados para trabalhar no segmento turístico. O projeto segue em execução e algumas turmas terão aulas até janeiro.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).