1º Seminário Municipal: Mulher e mundo do trabalho segue com inscrições abertas

O 1º Seminário Municipal: Mulher e Mundo do Trabalho: desafios da inclusão socioprodutiva, está com inscrições abertas. Realizado pela Fundação Wall Ferraz e Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres o evento visa promover discussão acerca dos programas de profissionalização, inclusão socioprodutiva e fortalecer as políticas de geração de trabalho e renda entre as mulheres no município. O Seminário acontece dia 3 de abril, de 8h às 17h no auditório do IFPI Central.

O Seminário vai discutir os desafios históricos e atuais enfrentados pelas mulheres, apresentação das Leis municipais que tratam da relação mulher e mundo do trabalho, profissionalização e inclusão socioprodutiva no município de Teresina. Também serão ofertados os workshops, Mulher e Liderança no Mundo do Trabalho, Empreendedorismo entre as Mulheres e ainda a palestra Mulher no cenário da Ciência e Tecnologia.

A presidente da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira ressalta que o Seminário visa fortalecer o acesso e a inclusão das mulheres teresinenses ao mercado de trabalho. “O Seminário é uma inovação no município. Será um momento de articulação entre as diversas instituições que de alguma forma desenvolvem ações para promoção da mulher no mundo do trabalho. Será um momento de troca de informação, formação e difusão da legislação local acerca do que já temos instituído legalmente para o acesso da mulher ao mercado de trabalho”,

O evento tem como público alvo as instituições de profissionalização e inclusão socioprodutiva do município, instituições que atuam em defesa da mulher, estudantes universitários, coletivos e grupos de mulheres organizadas, conselhos de direitos e sociedade em geral.

Confira a programa completa do Seminário

Faça sua inscrição

Fundação Wall Ferraz está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes gratuitos

Desde o início desta segunda-feira (25), os Centros de Capacitação da Fundação Wall Ferraz estão recebendo os interessados nos cursos profissionalizantes ofertados gratuitamente em Teresina. Ao todo, são 500 vagas distribuídas em 27 turmas nas diferentes regiões da cidade. Os cursos contemplam as áreas de gestão de negócios, alimentação, infraestrutura, ambiente e saúde, informática e artesanato. Entre as novidades estão os cursos de Pintor predial, Fiscal de loja, Limpeza e conservação, Conserto e manutenção de celular e Artesanato em biscuit.

Naira Cardoso chegou cedo ao Centro de Capacitação do bairro Parque Brasil, na zona Norte, para garantir sua vaga no curso de Operador de microcomputador. “Busquei o curso na área de informática para me atualizar e assim cumprir algumas das exigências do mercado de trabalho. Não é fácil conseguir uma oportunidade sem uma profissionalização. Esta é uma grande chance que estamos tendo”, diz.

 “Os cursos de profissionalização realizados gratuitamente pela Prefeitura de Teresina através da Fundação Wall Ferraz, possibilitam a muitos trabalhadores descobrirem potencialidades, desenvolverem habilidades seja através de atividades autônomas e empreendedoras ou mesmo através da colocação no mercado de trabalho formal. Desta forma, cada vez mais a Fundação Wall Ferraz coloca em evidência a importância de oferecer oportunidade para que as pessoas melhorem suas condições de vida”, pontua a presidente da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira.

 Em 2018, o programa Profissionalizar Teresina beneficiou mais de 2 mil jovens e adultos em todas as zonas da cidade levando cursos de formação profissional com possibilidade real de retorno imediato na geração de renda e inserção no mercado de trabalho formal.

 

Confira o cronograma de cursos

Qualifica Teresina discute a atuação da mulher no espaço organizacional

Como se dá atuação e inserção da mulher no espaço organizacional? Há alguma diferença entre a liderança feminina e masculina? Existe distinção entre o homem e a mulher em um processo de recrutamento e seleção? Estes e outros questionamentos serão respondidos por Marcia Mendes, convidada do Qualifica Teresina desta segunda-feira (25), que tem como tema “A atuação da mulher no espaço organizacional”.

“Abordaremos desde a postura durante o processo de recrutamento e seleção até sua atuação no mundo corporativo dando ênfase à postura profissional exigida pelo mercado”, pontua a convidada Marcia Mendes.

Marcia Mendes é Assistente Social e pós-graduada em Gerência de RH e Pedagogia Empresarial. Possui certificação em Green Belts e Formação de Instrutoria de Treinamentos pela FDC – Fundação Dom Cabral. Tem 26 anos de experiência na área de Gestão de Pessoas em grandes empresas, incluindo multinacionais de referência.O Qualifica Teresina é desenvolvido pela Fundação Wall Ferraz em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) e vai ao ar toda segunda-feira, de 9h às 9h30 da manhã na Rádio FM Cultura. A rádio pode ser sintonizada na frequência 107,9 MHz e o quadro tem transmissão ao vivo pela página da Fundação Wall Ferraz no Facebook.

Mês da mulher

Durante todo o mês de março, o Qualifica Teresina discute temas relacionadas à mulher e o mercado de trabalho. O quadro, que vai ar toda segunda-feira na Rádio FM Cultura, leva aos teresinenses esclarecimentos sobre assuntos ligados ao mundo do trabalho e suas requisições atuais e ainda informa sobre os serviços ofertados gratuitamente pela Fundação Wall Ferraz.

O Qualifica Teresina, que completa um ano neste mês, já ouviu mais de 30 especialistas, em sua maioria mulheres, e destacou temas como empreendedorismo, inteligência emocional, processos seletivos nas empresas, felicidade no trabalho e atendimento ao cliente.

Fundação Wall Ferraz e Sintshogastro planejam parceria para oferta de cursos em 2019

Para fortalecer a política qualificação de trabalhadores no ramo da hotelaria e gastronomia, a equipe gestora da FWF e membros do Sintshogastro estiveram reunidos nesta semana para o planejamento da parceria que vai ofertar quatro cursos profissionalizantes aos trabalhadores do segmento. Inicialmente, são cem vagas distribuídas nos cursos de Bartender, Culinária regional, Drink style e Camareira.

Para a Presidente da FWF, Samara Pereira, o planejamento em conjunto com o Sintshogastro permite aprofundar os conhecimentos sobre a realidade da categoria e as necessidades do mercado, favorecendo a oferta de cursos com uma maior efetividade quanto aos seus resultados. “A FWF tem como missão a qualificação profissional que fomente a geração de trabalho e renda, especialmente através de uma mão de obra qualificada. Então essa formação que será realizada favorecerá aos trabalhadores e aos empresários, pois colocará no mercado profissionais mais preparados para exercício de suas funções com retorno positivo para os estabelecimentos em que atuam”, pontua.

Franklin Batista, presidente do Sintshogastro, destaca que a parceria com a FWF não é novidade e vem se consolidando a cada ano. “A expectativa é de que a oferta dos cursos em conjunto promova o aperfeiçoamento dos trabalhadores do segmento, contribuindo para melhor desempenho dos profissionais no setor, bem como para a diminuição na rotatividade das funções, que hoje é muito alta”, afirma.

Os cursos devem ser realizados na sede do sindicato, na zona Leste, e também na sede social, localizada na Grande Santa Maria da Codipi, o que favorecerá cobertura de trabalhadores em diferentes regiões da cidade. Tão logo seja concluída a oferta, a proposta será inicialmente apresentada aos empresários do setor, e posteriormente serão realizadas inscrições e iniciadas as turmas.

A qualificação profissional de trabalhadores de diversos segmentos faz parte da agenda de investimentos da Prefeitura de Teresina, e para o prefeito Firmino Filho é uma ação necessária para que se possa explorar cada vez mais as potencialidades do município e gerar alternativas de desenvolvimento econômico para a cidade que tem muito a oferecer aos teresinenses e visitantes.

Fundação Wall Ferraz abre 500 vagas em cursos profissionalizantes

A Fundação Wall Ferraz divulgou o cronograma de cursos que serão realizados através do programa Profissionalizar Teresina. Ao todo, são 500 vagas distribuídas em 24 turmas, nas diferentes regiões da cidade. Os 17 cursos serão realizados nos Centros de Capacitação. As inscrições serão iniciadas na próxima segunda-feira, dia 25.

Os 17 cursos ofertados contemplam as áreas de gestão de negócios, alimentação, infraestrutura, ambiente e saúde, informática. Entre as novidades estão os cursos estão Pintor predial, Fiscal de loja, Limpeza e conservação e Conserto e manutenção de celular e Artesanato em biscuit.

As inscrições serão realizadas nos Centros de Capacitação em que ocorre a oferta de cada curso. É importante que o trabalhador esteja atento aos critérios de escolaridade e idade estabelecidos. No momento da escolha, os interessados também devem ter clareza sobre o que melhor se adequa ao seu perfil, para que ao final tenham chances efetivas de buscar uma colocação profissional.

“Os cursos de profissionalização realizados gratuitamente pela Prefeitura de Teresina através da Fundação Wall Ferraz, possibilitam a muitos trabalhadores descobrirem potencialidades, desenvolverem habilidades seja através de atividades autônomas e empreendedoras ou mesmo através da colocação no mercado de trabalho formal. Desta forma, cada vez mais a Fundação Wall Ferraz coloca em evidência a importância de oferecer oportunidade para que as pessoas melhorem suas condições de vida”, pontua a presidente da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira.

Responsável pela Gerência Pedagógica da Fundação Wall Ferraz, Thayse Aguiar destaca a importância de cursos que deem retorno imediato aos alunos. “Os cursos ofertados são de curta duração, o que possibilita ao trabalhador que realizá-lo, um rápido acesso ao mercado de trabalho, através da inclusão no mercado formal ou de iniciativa autônoma”, diz.

Os cursos serão ministrados por instrutores devidamente capacitados e que foram classificados no processo seletivo da FWF, o que garante elevado nível de qualidade à formação socioprofissional recebida.

Em 2018, o programa Profissionalizar Teresina beneficiou mais de 2 mil jovens e adultos em todas as zonas da cidade levando cursos de formação profissional com possibilidade real de retorno imediato na geração de renda e inserção no mercado de trabalho formal.

 

Confira o cronograma de cursos

 

FWF e SMPM realizam 1º Seminário Municipal: Mulher e mundo do trabalho

Com o tema “Mulher e Mundo do Trabalho: desafios da inclusão socioprodutiva”, Fundação Wall Ferraz e Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres realizam o 1º Seminário Municipal que visa promover discussão acerca dos programas de profissionalização, inclusão socioprodutiva e fortalecer as políticas de geração de trabalho e renda entre as mulheres no município. O evento acontece dia 3 de abril, de 8h às 17h no auditório do IFPI Central. As inscrições podem ser realizadas no site da FWF [fwf.teresina.pi.gov.br/] a partir desta quarta-feira (20).

O Seminário vai discutir os desafios históricos e atuais enfrentados pelas mulheres, apresentação das Leis municipais que tratam da relação mulher e mundo do trabalho, profissionalização e inclusão socioprodutiva no município de Teresina. Também serão ofertados os workshops, Mulher e Liderança no Mundo do Trabalho, Empreendedorismo entre as Mulheres e ainda a palestra Mulher no cenário da Ciência e Tecnologia.

A presidente da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira ressalta que o Seminário visa fortalecer o acesso e a inclusão das mulheres teresinenses ao mercado de trabalho. “O Seminário é uma inovação no município. Será um momento de articulação entre as diversas instituições que de alguma forma desenvolvem ações para promoção da mulher no mundo do trabalho. Será um momento de troca de informação, formação e difusão da legislação local acerca do que já temos instituído legalmente para o acesso da mulher ao mercado de trabalho”,

“Ano passado fizemos o Diagnóstico da Violência contra a Mulher em Teresina, que mostrou que apesar das mulheres possuírem uma educação formal mais qualificada, os homens ainda estão mais inseridos no mercado de trabalho e possuem os maiores salários. Precisamos empoderar essas mulheres para que elas possuam autonomia e uma consequente independência financeira, pois isso também impacta os números da violência na cidade”, afirma a gestora da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Macilane Gomes.

O evento tem como público alvo as instituições de profissionalização e inclusão socioprodutiva do município, instituições que atuam em defesa da mulher, estudantes universitários, coletivos e grupos de mulheres organizadas, conselhos de direitos e sociedade em geral.

Confira a programação completa do evento

Fundação Wall Ferraz convoca 36 novos instrutores aprovados

Mais 36 instrutores aprovados no Processo Seletivo da Fundação Wall Ferraz foram convocados. Os novos instrutores vão atuar nas áreas de Ambiente e Saúde, Artesanato, Beleza e Estética, Formação Socioprofissional, Gestão e Negócios, Informática e Infraestrutura. Os profissionais vão ministrar cursos, palestras oficinas e workshops realizados ao longo do ano.

Os candidatos convocados devem comparecer nos dias 20 e 21 de março, de 8h às 13h na Gerência Pedagógica e de Capacitação da Fundação Wall Ferraz para apresentação e entrega dos documentos exigidos para a contratação temporária.

A FWF fica localizada na Praça Marechal Deodoro da Fonseca (Praça da Bandeira), 900, ao lado da Prefeitura de Teresina. Caso o instrutor convocado não compareça no prazo determinado será considerado desistente sendo automaticamente excluído do Processo Seletivo, convocando-se o candidato imediatamente subsequente.

As inscrições para o Processo Seletivo de Instrutores aconteceram de forma eletrônica no site da Fundação Wall Ferraz no período de 11 a 15 de fevereiro e o resultado final foi divulgado no dia 11 de março.

Confira a lista de convocados

Curso de Pré-vendas no varejo tem início nesta segunda-feira (18)

 

Os 20 alunos matriculados no curso de Pré-vendas no varejo iniciam as aulas nesta segunda-feira (18). O curso, fruto da parceria entre Fundação Wall Ferraz e a startup Baghome, vai ser realizado no turno da noite, no Centro de Capacitação do bairro Vermelha, zona Sul de Teresina. Com a formação, os egressos estarão aptos a prestar consultoria de vendas para lojas e magazines, através de um modelo inovador no varejo.

“Dentro de uma experiência de formação para uma área especifica que o mercado passa demandar dentro dos novos formatos de relacionamento do segmento de vendas, a Fundação Wall Ferraz inicia oferta uma formação direcionada a uma atividade específica na área de vendas, exatamente visando atender a uma necessidade que o segmento empresarial tem neste momento no ramo da moda. Essa parceria com a empresa Baghome representa uma inovação e articulação que nós buscamos manter entre a formação profissional que é realizada pela prefeitura e o trabalhador que é demandado pelo mercado de trabalho”, pontua a presidente da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira.

A empresa Baghome, é a única startup do Piauí no segmento de moda que trabalha com a venda diferenciada, atendendo clientes com necessidades específicas previamente cadastrados no site da empresa.

O segmento de moda está entre os principais mercados de consumo do pais, movimentando em 2017, cerca de R$ 220 bilhões em receitas anuais com a comercialização de 6,24 bilhões de peças de vestuário, segundo dados do Painel Anual do IEMI (Inteligência de Mercado). Crescendo em receita e volume, este é um segmento que traz chances reais de geração de emprego e renda em todo o país.

Todos os cursos ofertados pela Fundação Wall Ferraz são gratuitos e garantem capacitação de qualidade aos teresinenses, principalmente jovens e adultos de baixa renda, fomentando a inclusão socioprodutiva, geração de renda e melhoria de qualidade de vida.

 

 

Mais de 300 mulheres são atendidas em Ação de Cidadania especial da Fundação Wall Ferraz

Mais de 300 mulheres foram contempladas com serviços de corte de cabelo, design de sobrancelha, esmaltação, maquiagem, oficina de panificação e palestra sobre empreendedorismo em mais uma edição da Ação de Cidadania especial dedicada às mulheres. As atividades aconteceram neste sábado (16) nos Centros de Capacitação dos bairros Parque Alvorada, Parque Brasil, Poty velho, Piçarreira, Dirceu e Vermelha. Na oportunidade, as mulheres tiveram momentos de autocuidado, aprendizado, trocar experiências e fortalecer vínculos.

“Sempre que posso eu participo desses momentos que a Fundação Wall Ferraz proporciona. Tenho uma deficiência na mão devido um AVC, mas mesmo assim estou conseguindo fazer a oficina de laços”, diz Milka Maria Silva, participante da Ação de Cidadania no bairro Dirceu.

As mulheres presentes em todos esses centros foram agraciadas com a palestra “Empreendedorismo feminino”, com o objetivo de incentivar as mulheres a ter um comportamento empreendedor e alcançar independência financeira através de atividades autônomas.

Na ocasião, a presidente da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira e a Superintende Executiva, Nilza, que visitaram os locais onde ocorreram os eventos, levaram uma mensagem de homenagem e reconhecimento às mulheres. “As ações especiais desenvolvidas no mês da mulher contribuem para a elevação da autoestima das beneficiadas, por meio de serviços que promovem a beleza, bem-estar e desenvolvimento de habilidades artísticas. Neste sábado, foram mais de 300 mulheres atendidas, daqui até o fim do mês mais serviços serão ofertados e mais mulheres terão a oportunidade de ouvir sobre empreendedorismo, participar de oficinas e ficarem ainda mais bonitas”, pontua Samara Pereira.

Além das atividades realizadas neste sábado, outras ainda acontecerão em mais seis Centros de Capacitação, com data ainda a ser definida, e em parceria com o CAPS Sudeste, SEMEST, Centro Social Pedro Arrupe e Igreja Batista Renovada.

Todas as ações, cursos, palestras e oficinas promovidos pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz, são gratuitos e tem como intuito a promoção da cidadania, integração social e qualificação profissional.

 

Serviços de beleza, artesanato e empreendedorismo serão ofertados para mulheres neste sábado (16)

Durante todo o mês de março, a Fundação Wall Ferraz vai realizar ações de cidadania dedicadas especialmente às mulheres. Neste sábado (16), os serviços nas áreas de artesanato, beleza e gestão vão ser levados aos Centros de Capacitação da Prefeitura de Teresina localizados nos bairros Dirceu, Parque Alvorada, Parque Brasil, Poti Velho, Piçarreira e Vermelha.  De 8h às 12h, as mulheres serão beneficiadas com os serviços de corte de cabelo, design de sobrancelha, maquiagem, oficina de artesanato e palestra sobre empreendedorismo.

“As ações especiais que serão desenvolvidas no mês da mulher contribuem para a elevação da autoestima das beneficiadas, por meio de serviços que promovem a beleza, bem-estar e desenvolvimento de habilidades artísticas. Além dos serviços nas áreas de beleza e artesanato, também será ofertado palestra sobre empreendedorismo com o objetivo de incentivar as mulheres teresinenses a ter um comportamento empreendedor e alcançar independência financeira através de atividades autônomas”, pontua a presidente da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira.

Todas as ações, cursos, palestras e oficinas promovidos pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Wall Ferraz, são gratuitos e tem como intuito a promoção da cidadania, integração social e qualificação profissional.