Diante da dificuldade de muitos jovens na hora da escolha da profissão e de qual carreira seguir a IV Mostra das Profissões do Programa Universidade ao Alcance de Todos, propõe a realização de palestras, exposições e apresentações aos alunos do Programa Universidade ao Alcance de Todos e alunos do último ano do ensino médio da rede pública, para auxilio e informação sobre cursos, mercado de trabalho, dentre outros, na hora dessa difícil decisão.

Público Alvo: Alunos do Programa Universidade ao Alcance de todos e alunos da rede Pública.

Local: Federação das Indústrias Piauí – FIEPI

Data: 28/09/2017

Turno: Tarde e Noite (14h às 22h)

Inscrições: Nos núcleos do Programa (UNITODOS)

OBJETIVO

Promover a integração dos alunos com a realidade das profissões e o mercado de trabalho, e orientá-los na escolha profissional e\ou colaborar com a decisão do curso de graduação que pretendem pleitear uma vaga.

METODOLOGIA

O Seminário contará com diferentes momentos a serem realizados no Espaço do pátio e auditório da FIEPI conforme segue as seguintes atividades:

• Entrega das Cartilhas de Orientação Profissional;
  • Palestras:

1- “Conhecendo o ENEM”, sendo um momento de apresentação e esclarecimentos sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, que terá como facilitador um professor com experiência no assunto;

2- “Escolhendo a Profissão”, tendo como facilitador um Psicólogo ou Coaching, que será um momento de orientação vocacional e tira dúvidas aos alunos na hora da escolha da profissão. Será também distribuída uma cartilha aos alunos, contendo várias informações de diversas profissões.

OBS: As palestras terão duração de 30 minutos . (PROGRAMAÇÃO EM ANEXO)

• Certificação e premiação da Prova de Redação realizado em parceria com a Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres;
  • Stands para apresentação e exposição de vários cursos com profissões e alunos a partir do 4º período voluntários em parceria com (IES) Instituições de Ensino Superior

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

• Fundação Wall Ferraz;
  • Fundação Delta do Parnaíba FUNDELTA:
  • IFPI: (Engenharia Mecânica, Secretariado Executivo, Geoprocessamento, Gestão Ambiental, Matemática e Informática).
  • FACULDADE SANTO AGOSTINHO: (Pedagogia, Psicologia, Educação Física, Engenharia Elétrica, Arquitetura e Urbanismo)
  • UFPI: (Ciência Política, Curso de Moda Design e Estilismo, Engenharia Cartográfica de Agrimensura, Ciência Biológica/Gestão Ambiental – à distancia ).
  • UESPI: (Enfermagem, Letras Espanhol, Engenharia Civil, Turismo, Geografia, Agronomia, PAFOR e NEAD).
  • ESTÁCIO/CEUT: (Publicidade e Propaganda, Nutrição, Comunicação Social e Computação).
  • UNINOVAFAPI: (Medicina, Biomedicina, Engenharia de Produção, Design de Interiores e Fonoaudiologia).
  • MAURICIO DE NASSAU: (Serviço Social, Odontologia, Fisioterapia Estética e Cosméticos e 01 curso EAD).
  • CESVALE : ( Administração, Ciências Contábeis e Direito).

14h às 22h – Exposição das profissões nos Stands

ABERTURA:  Atividade Física

• 17h20 – Apresentação do Programa Universidade ao Alcance de Todos
  • 17h40m – Palestra: “Conhecendo o Enem”
  • 18h20m – Palestra “Escolhendo a Profissão”, Msc. Profº André Loiola

SOLENIDADE DE CERTIFICAÇÃO

• 19h Apresentação Cultural;
  • 19h30m – Certificação das 15 melhores Provas de Redação
  • Premiação das 05 melhores provas de Redação

O Programa Universidade ao Alcance de Todos foi implantado pela Prefeitura de Teresina no ano de 2003, e tem como principal objetivo preparar jovens e adultos, preferencialmente oriundos da rede pública de ensino, para ingresso no ensino superior, através de um preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio. Na sua trajetória, o programa já contabiliza centenas de aprovações em vários cursos de alta concorrência no país.

There are no comments yet.