Teresina, 27 de Julho de 2017

Sobre a Fundação Wall Ferraz

A Fundação Wall Ferraz (FWF) é uma entidade de Direito Público, integrante da administração indireta do Município de Teresina, instituída pela Lei nº 2.586 de 1º de dezembro de 1997.

A FWF tem como missão primaz capacitar e qualificar profissionalmente os munícipes, com vistas a inseri-los no mercado de trabalho, favorecendo a inclusão social e a conseqüente geração de emprego e renda.

Desenvolve suas ações em 14 Centros de Capacitação próprios, nos mais diversos bairros de Teresina, oferecendo atualmente 86 modalidades de cursos distribuídos nas seguintes áreas: Mecânica, Eletroeletrônica, Confecção Têxtil, Serviços Pessoais, Alimentos, Artesanato, Gestão e Construção Civil. Além dos cursos oferecidos nos Centros de Capacitação, a Fundação Wall Ferraz realiza também outros cursos em parceria com Associação de Moradores, Conselhos Comunitários, Grupo de Mães, Igrejas, dentre outros.

A FWF tem em seu organograma os projetos e programas: Profissionalizar Teresina, Universidade ao Alcance de Todos, Dia de cidadania, Bazar Social, Inclusão Produtiva, Escola Aberta e Projovem Urbano. Ademais, incentiva os egressos dos cursos, realizando eventos cuja finalidade é divulgar produtos por eles confeccionados e promover sua comercialização.

Destacamos ainda que recentemente foram firmados convênios com os Ministérios da Ciência e Tecnologia e do Trabalho, ressaltando-se também que a FWF é a única instituição estadual qualificada para receber recursos decorrentes das multas aplicadas pelo Ministério Público Federal do Trabalho, o que demonstra o reconhecimento dos Organismos Federais pelas atividades desenvolvidas por esta Entidade.

A busca por inovação é uma marca da Fundação Wall Ferraz, que sempre desenvolve seus cursos de acordo com as exigências do mercado de trabalho impulsionado pelas transformações da sociedade. Como exemplo, está em processo de criação, o Centro de Referência em Resíduos Eletroeletrônicos de Teresina – CRRE/TE, que irá capacitar jovens e adultos em cursos na área de informática, montagem, manutenção e reciclagem de resíduos eletroeletrônicos, promovendo novas oportunidades de trabalho visando o mercado da reciclagem e a sustentabilidade do planeta.

Nos últimos anos a FWF vem se destacando nacionalmente como uma Instituição Pública referência em capacitação e qualificação profissional, e toda essa projeção é decorrente da transparência na execução das nossas atividades e numa gestão calcada no princípio constitucional da eficiência.