Nos últimos anos tem aumentado significativamente o número de idosos entre os brasileiros. Entre 2012 a 2016 esse crescimento foi de 14,4%, segundo dados do IBGE.  Desta maneira, a Fundação Wall Ferraz, em parceria com as casas e instituições que cuidam de idosos na cidade de Teresina e atendendo a uma solicitação do Ministério Público, vai ofertar o curso de Cuidador de Idoso aos profissionais que já atuam na área.

O curso terá 160 horas/aulas e qualificará 26 profissionais da Casa São José, Lar de Santana, Flores de Maria, Casa de Manain e Abrigo São Lucas e será realizado na sede da Biblioteca Abdias Neves, no horário de 14h às 17h, às segundas, quarta e sexta-feira. A Biblioteca Abdias Neves é mantida pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e cedeu temporariamente a sala para a realização do curso.

Para a Presidente da FWF, Samara Pereira, essa qualificação permitirá aos cuidadores atuarem com maior segurança junto aos idosos, pois o curso contempla a formação no âmbito da legislação social e também cuidados com a saúde do idoso na sua integralidade.

Em Teresina, com o crescente número de instituições de Longa Permanência para Idosos em Teresina, é cada vez mais necessário levar formação profissional às diferentes comunidades que cuidam de idosos na capital, de modo que, após qualificados os trabalhadores tenham mais capacidade de prestar bons serviços aos idosos.

“É muito desafiante trabalhar com o idoso e a pessoa deve realmente estar preparada, pois só a prática não é suficiente. É necessário um respaldo teórico para poder realmente atender os idosos da melhor maneira possível”, afirma irmã Cândida, do Lar de Santana, localizado no bairro de Fátima em Teresina.

As instituições de controle social têm sido vigilantes no acompanhamento dos serviços prestados por esses lares. O Ministério Público tem realizado audiências envolvendo representantes dessas casas, bem como de órgãos do poder público que possam contribuir para atendimento às necessidades dos idosos dentro das instituições. A Fundação Wall Ferraz tem participado dessas audiências sob a condução da Promotora Dra. Marlúcia Almeida para tratar do assunto, e assumiu o compromisso de ofertar do curso de Cuidador de Idoso para formar os profissionais responsáveis pelo cuidado e atenção com os idosos dentro dessas instituições.

 

Comentários (2)

  • Sebastião antonio de Oliveira

    Queria saber se tem curso de eletricista básico

    • mauriciomatheus

      Não temos previsão da nossa próxima oferta, o cursos já foi ofertado pelo Programa Profissionalizar Teresina em março. Acompanhe nossas próximos cronogramas nas redes sociais e site.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).