Formação profissional, oportunidade de geração de emprego e renda, inclusão.   Ao longo deste ano, a Fundação Wall Ferraz colocou em prática vários projetos que fortalecem a política de qualificação profissional realizada pelo município de Teresina. Os cursos de formação inicial e continuada contemplaram as mais diversas áreas de atuação, como Alimentação, Beleza e Estética, Gestão, Infraestrutura, Ambiente e Saúde e Informática, beneficiando mais de 15 mil teresinenses.

Um dos destaques foi o Profissionalizar Teresina. Com 28 cursos ofertados, o programa beneficiou mais de 2 mil jovens e adultos em todas as zonas da cidade levando cursos de formação profissional com possibilidade real de retorno imediato na geração de renda e inserção no mercado de trabalho formal.

Em 2018, o Profissionalizar para Inserir nasceu com a principal missão de levar qualificação profissional e cidadania para pessoas com deficiência e em situação de risco e vulnerabilidade social. O Profissionalizar para Inserir ofertou 160 vagas em 5 cursos, contemplando mulheres em situação de violência, pessoas com deficiência e seus familiares, pessoas em situação de rua, em tratamento de câncer, dependentes químicos e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Em sua primeira etapa o projeto ofertou os cursos de Artesanato em Feltro, Artesanato em Mosaico, Artesanato em Papel, Pintura em Tecido, Corte de Cabelo Masculino e Barbearia e Manicure e Pedicure.

Durante todo o segundo semestre deste ano, os residentes do Portal da Alegria VI-B, beneficiários do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, foram contemplados com o Projeto de Capacitação para Produtividade e Renda. No projeto, foram distribuídas 190 vagas em oito cursos profissionalizantes. São eles: Agente de Portaria, Assistente Administrativo, Corte de Cabelo e Escova, Depilação, Decoração com Balões, Bombeiro Hidráulico, Operador de Microcomputador e Técnicas de Vendas.

Um dos diferenciais do Projeto foi a assistência prestada aos alunos que não tinham com quem deixar suas crianças que eram cuidadas pelos recreadores infantis enquanto seus responsáveis realizavam tranquilamente as atividades de capacitação profissional e pudessem ter melhor aproveitamento em sala de aula. Mais de 60 crianças entre cinco e doze anos foram acolhidas pelo projeto.

Outro destaque foi o Profissionalizar Mulher. Desde 2013, o projeto já qualificou mais de mil mulheres para o mercado de trabalho. Este ano, mais 125 vagas foram ofertadas em cinco cursos profissionalizantes. Nesta nova etapa, o projeto foi a designou 25% das vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social atendidas pela Rede de Enfrentamento à Violência em Teresina. Além da qualificação profissional ofertada pela Fundação Wall Ferraz, as mulheres atendidas pelo projeto participaram de rodas de diálogo sobre desenvolvimento pessoal, gênero, empoderamento feminino, empreendedorismo e inteligência emocional, realizadas pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM).

Em outubro deste ano, a Fundação Wall Ferraz em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) lançou mais uma etapa do programa QualificaTur, que tem como objetivo a profissionalização e desenvolvimento sustentável do meio turístico em Teresina. Desenvolvido desde 2014, o projeto já ofertou cerca de 600 vagas em cursos profissionalizantes. Em 2018 foram cem vagas nos cursos de Condutor de Turismo Local, Camareira, Doces e Trufas com Identidade Regional e Organizador de Eventos. Com os cursos ofertados gratuitamente, a cidade passa a dispor de contingente de profissionais preparados para trabalhar no segmento turístico.

Já  Programa de Incentivo ao Primeiro Emprego, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), buscou atingir especificamente  jovens entre 18 e 24 anos residentes na região de abrangência do Programa Lagoas do Norte. Com 125 vagas em cursos profissionalizantes, o programa teve como objetivo promover a capacitação socioprofissional e dar oportunidade de inserção no mercado de trabalho para jovens que buscam a primeira experiência profissional.

 

“Os cursos de profissionalização realizados gratuitamente pela Prefeitura de Teresina através da Fundação Wall Ferraz, possibilitam a muitos trabalhadores descobrirem potencialidades, desenvolverem habilidades seja através de atividades autônomas e empreendedoras ou mesmo através da colocação no mercado de trabalho formal. Desta forma, cada vez mais a Fundação Wall Ferraz coloca em evidência a importância de oferecer oportunidade para que as pessoas melhorem suas condições de vida”, pontua a presidente da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira.

Para a população que busca workshops, treinamentos e encaminhamentos para o mercado de trabalho de forma gratuita, o Balcão do Trabalhador realizou mais de 2500 atendimentos este ano. Foram mais de 60 workshops realizados, beneficiando o público em geral e grupos específicos atendidos pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), CRAS, CREAS, CAPS, Centro Pop, Centro de Referência Esperança Garcia e Fazenda da Paz.

Em agosto deste ano, a Fundação Wall Ferraz realizou a 2ª Feira de Empregos e Negócios, onde mais de 2 mil teresinenses puderam participar de processos de seleção realizados pelas empresas parceiras presentes no evento.

Nas ações de cidadania e Teresina em Ação, cerca de 8 mil pessoas foram beneficiadas com serviços gratuitos de corte de cabelo, esmaltação e oficinas de artesanato.

Os cursos do ofertados pela Fundação Wall Ferraz ao longo deste ano foram realizados nas sedes das entidades parceiras e nos 12 Centros de Capacitação Profissional localizados nos bairros Parque Alvorada, Parque Brasil, Poty Velho, Itaperu, Leonel Brizola, Matadouro, Redenção, Cerâmica Cil, Vermelha, Piçarreira, Satélite e Dirceu.

Todos os cursos ofertados pela Fundação Wall Ferraz são totalmente gratuitos e garantem capacitação de qualidade aos teresinenses, principalmente jovens e adultos de baixa renda, fomentando a inclusão socioprodutiva, geração de renda e melhoria de qualidade de vida.

 

 

Comentários (2)

  • Aline Ferreira da cruz

    Gostaria de saber guando abrirá vagas de curso na área de estética e beleza

    • Ascom - FWF

      Não temos previsão. Iremos reafirmar algumas e novas parcerias para o ano de 2019. Mas não se preocupe, logo iremos divulgar o cronograma de cursos do primeiro semestre.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).