A busca pelo tão sonhado emprego passa por várias etapas. O trabalho vai desde a elaboração do currículo até a temida entrevista com os recrutadores.   Em cada uma dessas fases, a qualificação pode fazer toda diferença. O primeiro Workshop de Orientação Profissional de julho foi realizado na manhã desta segunda-feira (09) no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema). Ao todo, 23 jovens e adultos puderam tirar dúvidas em relação a construção de currículos, entrevistas e atitudes proativas que diferenciam os profissionais.

“Com o workshop a gente busca diminuir ou mesmo sanar certas inseguranças dos candidatos que buscam colocação no mercado de trabalho. O ideal é que o candidato seja o mais claro e objetivo possível tanto ao construir o currículo como na hora da entrevista. Nada de mentir, falar de cursos que nunca fez, inventar experiências. Quando você tenta enganar o selecionador dando informações inverídicas, você já está dizendo que é um mentiroso, que não é uma pessoa confiável”, afirmou Átila Araujo, psicólogo do Balcão do Trabalhador.

Liliane Silva, que tem 18 anos e está em busca do primeiro emprego fala da importância de ter momentos como este que oportunizam tirar dúvidas e se qualificar:  “Eu sempre procuro aproveitar essas ocasiões para buscar uma melhor preparação para enfrentar a concorrência. É preciso começar cedo e não perder tempo”, destacou.

O Workshop de Orientação Profissional, realizado a cada 15 dias pela Fundação Wall Ferraz, é gratuito e aberto ao público. O primeiro deste mês aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) de 9h às 11h da manhã. Após o treinamento o participante tem o seu currículo cadastrado no banco de dados do Balcão do Trabalhador. O próximo workshop está previsto para acontecer dia 30 de julho no auditório da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

As inscrições para o workshop são realizadas na sede do Balcão do Trabalhador, localizado na Rua Firmino Pires, 379 – Ed. Saraiva Center no Centro de Teresina.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).