O Centro de Atenção Psicossocial especializado no tratamento de álcool e outras drogas (CAPS AD) completa 15 anos em agosto. Uma das atividades de comemoração é a exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos do curso de Artesanato em Mosaico ofertado pela Fundação Wall Ferraz através do Projeto Profissionalizar para Inserir. Curso, que tem 15 alunos matriculados, teve início em junho e segue até o fim de agosto.

“O CAPS AD já tem um histórico de parceria com a Fundação Wall Ferraz que nesses últimos anos tem intensificado oferecendo cursos profissionalizantes, dentre eles o curso de Artesanato em Mosaico, fazendo que a capacitação gere renda e desperte na vida dos atendidos uma transformação de identidade, passando a ser um profissional da arte”, afirmou a responsável pelo Centro de Atenção Psicossocial, Marta Evelin.

Um dos alunos de curso é Merval Estevão, que pela primeira vez teve real interesse em um dos cursos ofertados no local: “Nenhum curso que já foi oferecido aqui eu tive tanto interesse como o de Artesanato em Mosaico. O curso está atraindo e influenciando outros pacientes usuários pois trabalha na criatividade e manejo de peças. Mesmo após o fim do curso estamos pretendendo continuar produzindo as peças e também poder comercializar e ter uma fonte de renda”.

O curso de Artesanato em Mosaico também está sendo ofertado para os atendidos do CAPS III.

O Projeto Profissionalizar para Inserir é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social (dependentes químicos, mulheres vítima de violência, população LBGTT, população em situação de rua, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, entre outros.)

Também em comemoração ao aniversário do CAPS AD, o Centro realiza o seminário “Fortalecendo o Cuidado em Liberdade”. As palestras são abertas para toda a comunidade e abordarão temas como o papel do CAPS AD no fortalecimento do protagonismo dos usuários e familiares, tratamento em liberdade e redução de danos, uma reflexão sobre a política de álcool e outras drogas de modo agir contra os retrocessos e uma retrospectiva do serviço em Teresina.

O CAPS AD Dr. Clidenor de Freitas Santos, especializado no tratamento de álcool e outras drogas, iniciou suas atividades em 11 de agosto de 2003, se configurando como primeiro serviço substitutivo ao modelo hospitalocêntrico implantado no município de Teresina.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).